quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Genebra - A cidade do relógio de flores

Genebra é o centro cultural e econômico da Suíça de expressão francesa.Com 175 mil habitantes, Genebra abriga mais de 200 organizações internacionais. Na sua história, a cidade se destaca por ter abrigado Jean Calvin, o mentor da reforma protestante calvinista.


*Onde ficar em Genebra:
Os hotéis nessa cidade são divididos em três tipos:

- Luxo: São os hotéis mais chiques, exclusivos e estrelados de Genebra estão à beira do lago (Lac Léman). Como a cidade promove inúmeros encontros internacionais, é recomendável fazer a reserva com bastante antecedência.
Hotel Mandarin Oriental  du Rhône: http://www.mandarinoriental.com/geneva/
Hotel d’Angleterre: http://www.dangleterrehotel.com/
- Moderados: existem muitos hotéis bons e com tarifas um pouco mais baratas por toda a cidade. Escolha ficar próximo à estação central de trem.

- Barganhas: as redes de bed & breakfast e os albergues (youth hostel) são as opções mais econômicas. Alguns hotéis menos estrelados ficam na região Left Bank.
Auberge de Jeunesse: http://www.yh-geneva.ch/

*Gastronomia:
Genebra é um dos centros gastronômicos da Europa. Por toda cidade, os restaurantes suíços e franceses são maioria e servem as especialidades locais. Não vá embora sem antes experimentar os peixes de água doce e o longeole (salsicha não defumada condimentada com cominho e erva-doce), nem saborear um fondue. Os queijos fazem parte de qualquer refeição, com destaque para as variedades tomme e gruyère. É certo que tudo ficará mais saboroso se acompanhado com Perlan (vinho branco) e Gamay (vinho tinto) das vinícolas de Genebra.
Os lugares mais baratos para saborear um menú completo são os pequenos restaurantes da rua Lausanne em Genebra. Servem comida internacional, a preços baixos segundo os estandartes suíços. O self-service Manora tanto em Genebra como o Lausanne é uma boa ideia para comer muito e barato.

*Vida noturna:
Genebra não é muito marcada pela vida noturna. Boa parte dos estabelecimentos do gênero da cidade divide seu espaço entre restaurante e casa noturna, o que se reflete na eclética mistura de públicos em seus interiores, onde senhores dividem espaço com estudantes em busca de balada (apesar de vários jovens de Genebra preferirem a região próxima a Lausanne).
Entre os lugares que oferecem serviço de restaurante e também danceterias estão o Griffin's Club (bd Helvetique, 36, tel: (22) 735-1218) e Le Dancing de La Coupole (rue Du Rhone, 166, tel: (22) 787-5012). É conveniente vestir traje esporte fino.
Quem pretende só dançar pode conhecer o White'n Silver (http://www.whitensilver.ch/), o Platinum (http://www.platinum-club.ch/), o B Club (http://www.lebaroque.com/) ou o Java Club (http://www.javaclub.ch/). 
Freqüentado pelo público GLS, o LA SIP (Rue dês Vieux-Grenadiers, 10), o Pretexte (rue Du Prince, 9) e o Le Scandale (http://www.lescandale.ch/) também são indicados para dançar a noite inteira.
Jazz, salsa, R&B e funk também estão presentes em Genebra. Casas como o Le Baroque Café (que também abriga o B Club), o L'Usine (http://www.usine.ch/), o Au Chat Noir (http://www.chatnoir.ch/) e o Shaker's Club (http://www.shakers.ch/) sempre contam com apresentações desses estilos em sua programação.

*Compras:
Genebra tem várias lojas concentradas na rue de Basses, rue du Rhône, rue de la Confédération, du Marché, de la Croix-d'Or e rue du Mont Blanc. A parte antiga da cidade tem várias lojas de antiguidades e lembranças.

*Informações úteis:
-Moeda: Franco Suíço.
-Idioma: Francês, Alemão e Italiano.

*Horário Comercial:
- Bancos: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
- Comércio: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30 às 18h30. Aos sábados, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h. 



*Deslocamento:
Para se deslocar em Genebra é preciso adquirir os tickets com antecedência que podem ser adquirido nas máquinas automáticas nas paradas.
Ticket simples tem o custo de 1,5 euros.
- Ticket 1 dia (zona 10) tem o custo de 3,5 euros.
- Ticket 1 dia (todas as zonas) tem o custo de 5,5 euros.


*Atrações turísticas


Auditoire de Calvin: Uma pequena capela contruída no século 15 em estilo gótico. Cem anos depois tornou-se um local de encontro de teólogos do movimento da reforma, acolheu exilados de vários países.


Cathédrale St-Pierre: Nessa capela em estilo gótico John Knox rezou entre 1556 e 1559. Hoje, missas em inglês, alemão e italiano são ministradas nos domingos. Pl. de la Taconnerie (22) 311-8533 14:00-17:00

Musée d'Art et d'Historie: Esse museu construído em 1910 conta com um acervo arqueológico, artes Egípcias, armas, etc. 2, rue Charles Galland (22) 418-2600 Ter-Dom 10-17 Entrada Franca



Palais des Nations: Só tochas de bronze e os detalhes nos murais valem a pena uma visita. É o quartel general das Nações Unidas. 14 av. de la Paix (22) 907-4896 Abr-Jun e Set-Out 10-12 e 14-16; Jul-Ago 9-18; Nov-Mar 10-12 e 14-16



Place du Bourg-de-Four: Antigamente um mercado de bois romano, hoje é um centro da boemia.



Place Neuve: Nessa praça fica a Opera, o Teatro, museu Rath e o Conservatório de Música.



Pont du Mont-Blanc: Do centro dessa ponte vê-se o pico de Mont Blanc, sempre com neve. 
 


Jet d'Eau: Foi construído em 1891, mas somente se tornou um símbolo de Genebra depois de 1947. Hoje em dia, depois de sua reformulação, alcança a altura de 140 metros, são jorrados 500 litros de água por segundo. No último domingo de outubro, o jato de água é iluminado por oito canhões de luz. Nos dias com muito vento, o jato não funciona.


Relógio de Flores:  Símbolo da indústria relojoeira de Genebra, foi criado em 1955 e possui cerca de 6500 flores. Considerada pelos suíços como uma obra de arte dos jardineiros do Serviço de Espaços Verdes.

Um comentário: